Notícias

Com poucos funcionários, para pequena empresa é mais fácil ser sustentável

Usar os recursos de forma inteligente, racional e sustentável é mais fácil para pequenas empresas do que para grandes, na opinião da diretora do Escritório de Comunicação, Aurea Regina de Sá

Fonte: InfoMoneyTags: empresas

Karin Sato
 

Usar os recursos de forma inteligente, racional e sustentável é mais fácil para pequenas empresas do que para grandes, na opinião da diretora do Escritório de Comunicação, Aurea Regina de Sá.

"O número menor de colaboradores contribui para a disseminação das informações. Já a menor quantidade de fornecedores permite a seleção mais criteriosa dos mesmos. Não que não seja possível selecionar fornecedores socialmente responsáveis nas grandes empresas, mas nas pequenas esse processo acaba sendo mais fácil", explica.

O que é ser sustentável?
Ninguém mais questiona a importância de as empresas serem sustentáveis. A dúvida de muitos empreendedores, no entanto, é mais básica do que parece: o que caracteriza uma empresa como sustentável?

Aurea explica que a empresa sustentável utiliza os recursos de forma inteligente, revertendo seu uso em benefício. "Ser sustentável é dar uma finalidade responsável aos materiais", diz. As vantagens são inúmeras: a empresa ajuda a preservar o meio ambiente, reduz custos, motiva seus funcionários e fica com uma imagem positiva perante a comunidade e os clientes.

Comece pelo Recursos Humanos
Mas vale lembrar que a sustentabilidade começa dentro de casa. Isto é, não adianta a empresa reciclar materiais, se nem mesmo respeita a legislação, os direitos de seus funcionários e de seus clientes.

"O funcionário que não tem seus direitos respeitados não tem motivação para se adequar às regras de sustentabilidade da empresa", garante Aurea. Dessa forma, a empresa que quer ser sustentável deve começar respeitando seus funcionários, seus clientes, o governo [por meio do cumprimento da lei] e a comunidade, nesta ordem.

Outro conselho é: não tente mobilizar seus funcionários para a causa de forma ditatorial, com punições para quem não respeitar as novas regras, por exemplo. Esse tipo de ação só prejudica a empresa.

Também não se deve disseminar a ideia de que é preciso reciclar, economizar materiais, luz e água, somente para cortar gastos. Para ganhar a confiança dos colaboradores, é recomendável promover campanhas de conscientização de consumo consciente, por exemplo. Como as pessoas são mais receptivas a ações educacionais, a empresa tem tudo para acabar sendo mais bem vista por seus próprios funcionários. E a tendência é que eles fiquem mais motivados, porque é do ser humano gostar de fazer o bem.

Dicas
Confira algumas dicas de sustentabilidade elaboradas pelo Escritório de Comunicação:

Impressora, scanner e fax, se não usados com frequência, devem permanecer ligados somente durante o uso;

Apesar de mais caro, o monitor de LCD é mais econômico que o tradicional, de tubo, bem como ocupa menos espaço. Comprar monitores mais modernos trará economia no longo prazo;

Se for possível, prefira os notebooks aos computadores de mesa, por serem três vezes mais econômicos;

Cartuchos recicláveis são mais baratos e têm qualidade semelhante à dos originais;

Se sua empresa sofre com a presença de mais servidores do que necessário e o consequente custo energético desse excesso, uma saída é a virtualização, que permite dividir um servidor físico em vários ambientes virtuais isolados, independentemente da quantidade de sistemas operacionais em uso;

Só deixe aparelhos de televisão e rádio ligados se for necessário ao negócio. No lugar de deixá-los em stand by, por sua vez, tire-os da tomada;

Telefones sem fio são campeões de consumo de energia. Prefira os aparelhos com fio, que funcionam mesmo quando a energia elétrica é interrompida;

Aparelhos de telefone celular dos funcionários devem ser carregados em casa;

Habitue-se a imprimir menos. Será que todas as impressões são necessárias?;

Envelopes retornáveis para circulação interna reduzem o uso de material desnecessário e organizam a distribuição de informações;

No lugar de copos de plástico, prefira as xícaras de louça. As pazinhas plásticas para mexer o café ou chá também podem ser substituídas por colheres de inox. Depois é só fazer uma campanha de conscientização. Por exemplo, ela poderia se chamar "quem usa lava";

No banheiro, o papel toalha e o papel higiênico devem ser usados com moderação;

Incentive as pessoas a utilizarem transporte público, para ir ao trabalho, em prol do meio ambiente. Se para elas o carro for primordial, faça campanhas de carona;

Use as escadas do prédio, no lugar do elevador, se possível. Assim, você economiza com energia elétrica e exercita o corpo;

Voe menos: promova reuniões via videoconferência;

A limpeza ou troca de filtros do ar-condicionado deve ser periódica, para evitar problemas respiratórios nos funcionários;

No banheiro, substitua a válvula comum do vaso sanitário por modelos que regulam o fluxo de água em relação ao tipo de resíduo;

Substitua as torneiras comuns por modelos com sensores de presença, que somente liberam água quando detectam o movimento das mãos;

Promova campanhas para coleta de lixo tecnológico. Todas as pilhas e baterias que contenham chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos podem ser devolvidas pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias;

Qual é o fim de monitores e computadores em sua empresa? Aparelhos em bom estado podem ser doados a entidades assistenciais;

Recicle o lixo do escritório. Para facilitar a coleta, tenha vários recipientes, um para lixo orgânico, da cozinha, outro para papéis, e outro para plástico, por exemplo. A doação do lixo pode ser feita a cooperativas que reutilizam ou vendem o material.